Pessoal, estive pensando em como tentar passar minha impressão sobre a maioria dos acidentes que ví acontecer na primeira etapa do ano lá em Kyoto. Todos aqui, ou pelo menos a maioria do pessoal, já leu ou está lendo algum tipo de manual de tecnicas de pilotagem. Pois bem, eu tinha feito uma adaptação de uma das regras que acredito ser a mais importante no que diz respeito a evitar acidentes bobos como os dois nos quais me envolvi nas duas baterias de Kyoto pelo desconhecimento ou não respeito a essa regra.
Gostaria de debater intensamente tanto com os novatos quanto com os mais experientes da liga sobre essa regra pois tenho certeza que vai ajudar a diminuir pelo menos a metade dos acidentes que costumamos ter nas provas, principalmente do meio do pelotão para trás.
Espero que a adaptação que fiz fique clara a todos, vamos lá...
----------------------------------------------------------------------------------------------------
DIREITO À CURVA - COMO PROCEDER?
1 - Para ter o direito a uma curva, você precisa estabelecer uma sobreposição substancial com o carro à sua frente antes que ele atinja o ponto de entrada de uma curva para ter o direito de tomar a sua linha de dentro, ou de esperar que ele abra espaço para você. Sobreposição substancial significa que pelo menos a frente do seu carro deve estar perpendicular a posição do piloto no carro da frente -
e isso é o mínimo. Você provavelmente terá mais do que isso em várias circunstâncias. O piloto da frente tem todo o direito de fazer a linha que ele desejar e sem nenhuma interferência, se não houver sobreposição suficiente para garantir que você tenha direito sobre ele.
2 - Se for estabelecida uma sobreposição suficiente antes do ponto de entrada da curva, então o piloto de trás tem o direito de pelo menos ter espaço suficiente naquele lado que ele atacou. O piloto da frente deve ceder esse espaço ao piloto que vem atrás.
2.1 - O piloto que vem por fora tem o direito de usar toda a linha de fora da pista até o final da curva, sem ser pressionado ou jogado para fora na saída da mesma.
2.2 - O piloto que vem por dentro tem o direito de usar toda a linha de dentro até o final da curva e não deve ser pressionado ou empurrado durante a tangência.
O piloto da frente ainda pode batalhar por sua posição é claro, mas ele deve fazer isso de uma forma que mantenha espaço para o piloto de trás.
A prática de ocupar a linha de dentro que o carro à frente usaria na curva, depois que ele já tenha iniciado a curva, e onde não foi estabelecida nenhuma sobreposição substancial prévia é uma manobra de alto risco tanto para você quanto para os outros pilotos. Você não tem o direito de realizar esse tipo de manobra. Seguindo essa "regra universal de pilotagem" não importa quem freiou antes ou depois.
Para ilustrar melhor isso, vejam:
1º exemplo
Vejam que o momento 2 é o ponto crucial para os dois pilotos decidirem o que fazer. No caso do Live for Speed, com um pouco de treino, basta nesse momento clicar na visao lateral por uma fração de segundo para ver o carro ao lado, ou ainda, com mais prática e tempo de pista, mesmo sem olhar para o lado temos essa percepção. Nesse momento (2), supondo que você é o piloto vermelho, se o bico do carro azul estiver exatamente alinhado a sua visão (perpendicular), já éra, a curva por dentro é do piloto azul. Senão, a curva é toda sua. Claro que o piloto que vem atrás já tem essa visão, quem precisa dar essa olhadinha pro lado é quem está na frente. E dá para fazer com um pouco de treino, mas jogar live for speed sem usar as visoes laterais é erro na certa!!! Mas para isso dar certo os dois pilotos tem que conhecer a regra e respeitá-la.
Vejam que na ilustracao que fiz até coloquei o carro azul fechando depois o carro vermelho, mas isso é errado, eu comi bola no desenho, pois o vermelho tem o direito de ficar por fora por toda a curva e o azul não tem o direito de tacar o carro em cima dele. Nessa caso o carro azul deve entrar no retão por dentro e o vermelho por fora, a não ser que o vermelho tire o pé e dê a curva toda para o azul, aí sim pode-se fazer como no monento 4.
2º exemplo
Aqui o piloto azul agiu errado por que não estava com o bico do carro perpendicular ao piloto adversário (vermelho) entao ele teria de frear, pois, o vermelho tem o direito de fazer a curva como quizer.
3º exemplo
Aqui o piloto azul agiu corretamente não tentando passar pois não estava a uma distancia correta para isso. Claro que se você é o azul nesse caso e o vermelho abre passagem você vai embora (no caso de um retardatário, por exemplo, em uma situação como essa, o vermelho deve obrigatoriamente abrir em um momento como esse). Agindo dessa forma, no caso de uma disputa de posição, o piloto azul evitou um acidente certo (bateram em mim assim em Kyoto). Evitou o acidente certo pois o piloto 1 não tem como vê-lo, nessa posição do momento 2 o azul está no "ponto cégo" do vermelho, e esse ponto cego no Live for Speed é gigantesco!.
ConclusãoPessoal, é claro que na prática, no jogo virtual, não é exatamente assim antes que se treine muito, mas essa é a regra. Prestem atenção, por exemplo, nas corridas reais que passam na tv, em qualquer categoria, e verão que sempre que não prestam atenção a essa regra, um dos dois (geralmente o da frente) acaba virado na contra-mão no meio da pista, e causa acidentes bem maiores.
Ah, um ótimo exemplo é esse vídeo do piquet que postaram aqui na semana passada, o piquet estava correto em entrar na chincane como entrou pois o bocorongo do Salazar não estava com o bico de seu carro perpendicular ao piquet (muito pelo contrário, pois o piquet já estava um carro inteiro à frente) e deveria, obrigatoriamente, freiar para evitar o acidente. Dei nota 10 pro piquet nessa, hahaaha, pena que o Salazar estava de capacete

.
Outra coisa, eu até prefiro, qdo sou eu que estou ali no lugar do piloto azul dos gráficos acima, só tentar a ultrapassagem se eu chegar na curva pelo menos totalmente emparelhado com o cara da frente pois fico com medo do cara da frente não me ver alí e se houver o toque, que seja bem no meio do meu carro, e não na traseira pois fatalmente rodamos qdo isso acontece. Evito muitos acidentes assim. A responsabilidade de seguir a regra de pilotagem é de todos que entram na pista, e é preciso conhecê-las.
O uso das visões laterais são tão importantes qto as visões dianteira e traseira em um jogo com a visão periférica tão limitada como a que a maioria aqui tem (acredito que aqui na liga ninguém usa 3 monitores wide para jogar). Quem não usa essas visões laterais sempre vai tocar nos outros na pista. Usem a visão lateral, quem ainda não usa, treine para isso.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, escreví para caramba e gostaria, como disse no início, de discutir profundamente com todos aqui do forum para chegarmos num consenso qto a essa "regra", seu uso e principalmente sua prática e adaptação ao universo virtual onde nem sempre as coisas estão onde aparentam estar. Temos diversas variáveis, o lag, por exemplo, é uma dessas variáveis. Claro que isso ainda faz parte de um desenvolvimento e amadurecimento coletivo, mas estou tentando dar minha contribuição para uma melhora geral e diversão garantida, sem estresse. ;D Acidentes como esses ainda vão acontecer muito aqui liga pois é dificílimo seguir essa regra na prática com 28 carros na pista ao mesmo tempo, mas acredito que esse seja um bom ponta-pé inicial. A idéia não é gerar brigas de um dizendo para o outro "Pô, você não conhece a regra do direito à curva???", não é essa a intenção

PS: Será que ganhei o prêmio como post mais longo da história do fórum? Espero que todos leiam e não se assustem com o tamanho do post.