crie uma conta  //  faça seu login:
senha:
site/fórum:
DICAS DE PILOTAGEM #1 -- Direito à curva - Como proceder?
RSS 
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DICAS DE PILOTAGEM #1 -- Direito à curva - Como proceder?  (Lida 1590 vezes)
Cesar Godoy

LX6

« : 02 de Março de 2008, 11:45 »

Pessoal, estive pensando em como tentar passar minha impressão sobre a maioria dos acidentes que ví acontecer na primeira etapa do ano lá em Kyoto. Todos aqui, ou pelo menos a maioria do pessoal, já leu ou está lendo algum tipo de manual de tecnicas de pilotagem. Pois bem, eu tinha feito uma adaptação de uma das regras que acredito ser a mais importante no que diz respeito a evitar acidentes bobos como os dois nos quais me envolvi nas duas baterias de Kyoto pelo desconhecimento ou não respeito a essa regra.

Gostaria de debater intensamente tanto com os novatos quanto com os mais experientes da liga sobre essa regra pois tenho certeza que vai ajudar a diminuir pelo menos a metade dos acidentes que costumamos ter nas provas, principalmente do meio do pelotão para trás.

Espero que a adaptação que fiz fique clara a todos, vamos lá...

----------------------------------------------------------------------------------------------------

DIREITO À CURVA - COMO PROCEDER?

1 - Para ter o direito a uma curva, você precisa estabelecer uma sobreposição substancial com o carro à sua frente antes que ele atinja o ponto de entrada de uma curva para ter o direito de tomar a sua linha de dentro, ou de esperar que ele abra espaço para você. Sobreposição substancial significa que pelo menos a frente do seu carro deve estar perpendicular a posição do piloto no carro da frente - e isso é o mínimo. Você provavelmente terá mais do que isso em várias circunstâncias. O piloto da frente tem todo o direito de fazer a linha que ele desejar e sem nenhuma interferência, se não houver sobreposição suficiente para garantir que você tenha direito sobre ele.

2 - Se for estabelecida uma sobreposição suficiente antes do ponto de entrada da curva, então o piloto de trás tem o direito de pelo menos ter espaço suficiente naquele lado que ele atacou. O piloto da frente deve ceder esse espaço ao piloto que vem atrás.

2.1 - O piloto que vem por fora tem o direito de usar toda a linha de fora da pista até o final da curva, sem ser pressionado ou jogado para fora na saída da mesma.

2.2 - O piloto que vem por dentro tem o direito de usar toda a linha de dentro até o final da curva e não deve ser pressionado ou empurrado durante a tangência.

O piloto da frente ainda pode batalhar por sua posição é claro, mas ele deve fazer isso de uma forma que mantenha espaço para o piloto de trás.

A prática de ocupar a linha de dentro que o carro à frente usaria na curva, depois que ele já tenha iniciado a curva, e onde não foi estabelecida nenhuma sobreposição substancial prévia é uma manobra de alto risco tanto para você quanto para os outros pilotos. Você não tem o direito de realizar esse tipo de manobra.

Seguindo essa "regra universal de pilotagem" não importa quem freiou antes ou depois.

Para ilustrar melhor isso, vejam:

1º exemplo

Vejam que o momento 2 é o ponto crucial para os dois pilotos decidirem o que fazer. No caso do Live for Speed, com um pouco de treino, basta nesse momento clicar na visao lateral por uma fração de segundo para ver o carro ao lado, ou ainda, com mais prática e tempo de pista, mesmo sem olhar para o lado temos essa percepção. Nesse momento (2), supondo que você é o piloto vermelho, se o bico do carro azul estiver exatamente alinhado a sua visão (perpendicular), já éra, a curva por dentro é do piloto azul. Senão, a curva é toda sua. Claro que o piloto que vem atrás já tem essa visão, quem precisa dar essa olhadinha pro lado é quem está na frente. E dá para fazer com um pouco de treino, mas jogar live for speed sem usar as visoes laterais é erro na certa!!! Mas para isso dar certo os dois pilotos tem que conhecer a regra e respeitá-la.

Vejam que na ilustracao que fiz até coloquei o carro azul fechando depois o carro vermelho, mas isso é errado, eu comi bola no desenho, pois o vermelho tem o direito de ficar por fora por toda a curva e o azul não tem o direito de tacar o carro em cima dele. Nessa caso o carro azul deve entrar no retão por dentro e o vermelho por fora, a não ser que o vermelho tire o pé e dê a curva toda para o azul, aí sim pode-se fazer como no monento 4.

2º exemplo

Aqui o piloto azul agiu errado por que não estava com o bico do carro perpendicular ao piloto adversário (vermelho) entao ele teria de frear, pois, o vermelho tem o direito de fazer a curva como quizer.

3º exemplo

Aqui o piloto azul agiu corretamente não tentando passar pois não estava a uma distancia correta para isso. Claro que se você é o azul nesse caso e o vermelho abre passagem você vai embora (no caso de um retardatário, por exemplo, em uma situação como essa, o vermelho deve obrigatoriamente abrir em um momento como esse). Agindo dessa forma, no caso de uma disputa de posição, o piloto azul evitou um acidente certo (bateram em mim assim em Kyoto). Evitou o acidente certo pois o piloto 1 não tem como vê-lo, nessa posição do momento 2 o azul está no "ponto cégo" do vermelho, e esse ponto cego no Live for Speed é gigantesco!.

Conclusão

Pessoal, é claro que na prática, no jogo virtual, não é exatamente assim antes que se treine muito, mas essa é a regra. Prestem atenção, por exemplo, nas corridas reais que passam na tv, em qualquer categoria, e verão que sempre que não prestam atenção a essa regra, um dos dois (geralmente o da frente) acaba virado na contra-mão no meio da pista, e causa acidentes bem maiores.

Ah, um ótimo exemplo é esse vídeo do piquet que postaram aqui na semana passada, o piquet estava correto em entrar na chincane como entrou pois o bocorongo do Salazar não estava com o bico de seu carro perpendicular ao piquet (muito pelo contrário, pois o piquet já estava um carro inteiro à frente) e deveria, obrigatoriamente, freiar para evitar o acidente. Dei nota 10 pro piquet nessa, hahaaha, pena que o Salazar estava de capacete Smiley.

Outra coisa, eu até prefiro, qdo sou eu que estou ali no lugar do piloto azul dos gráficos acima, só tentar a ultrapassagem se eu chegar na curva pelo menos totalmente emparelhado com o cara da frente pois fico com medo do cara da frente não me ver alí e se houver o toque, que seja bem no meio do meu carro, e não na traseira pois fatalmente rodamos qdo isso acontece. Evito muitos acidentes assim. A responsabilidade de seguir a regra de pilotagem é de todos que entram na pista, e é preciso conhecê-las.

O uso das visões laterais são tão importantes qto as visões dianteira e traseira em um jogo com a visão periférica tão limitada como a que a maioria aqui tem (acredito que aqui na liga ninguém usa 3 monitores wide para jogar). Quem não usa essas visões laterais sempre vai tocar nos outros na pista. Usem a visão lateral, quem ainda não usa, treine para isso.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, escreví para caramba e gostaria, como disse no início, de discutir profundamente com todos aqui do forum para chegarmos num consenso qto a essa "regra", seu uso e principalmente sua prática e adaptação ao universo virtual onde nem sempre as coisas estão onde aparentam estar. Temos diversas variáveis, o lag, por exemplo, é uma dessas variáveis. Claro que isso ainda faz parte de um desenvolvimento e amadurecimento coletivo, mas estou tentando dar minha contribuição para uma melhora geral e diversão garantida, sem estresse.  ;D Acidentes como esses ainda vão acontecer muito aqui liga pois é dificílimo seguir essa regra na prática com 28 carros na pista ao mesmo tempo, mas acredito que esse seja um bom ponta-pé inicial. A idéia não é gerar brigas de um dizendo para o outro "Pô, você não conhece a regra do direito à curva???", não é essa a intenção  isso ae

PS: Será que ganhei o prêmio como post mais longo da história do fórum? Espero que todos leiam e não se assustem com o tamanho do post.
« Última modificação: 05 de Março de 2008, 21:49 por Cesar Godoy » Registrado

www.alaude.com.br – Livros sobre automobilismo
Reis
Staff de Eventos

BMW SAUBER

« Responder #1 : 02 de Março de 2008, 13:04 »

Cesar,

Achei bem legal sua iniciativa de iniciar uma discussão sobre ultrapassagem. Realmente isso dá muita confusão aqui.
Para mim, você foi muito feliz no seu post. Está perfeito, é exatmente isso que está no regulamento, é exatamente assim que devemos agir. Se todos agirmos assim, não haverá problemas de incidente em ultrapassagem nas nossas corridas. Mas tem que ver se todos entendem assim também...

Abraços.

Ferrari

« Responder #2 : 02 de Março de 2008, 13:13 »

Nota 10. Enfim, eu tambem venho percebendo que alguns amigos, não estão por dentro dessa regra e estão tentando ultrapassagens sem essa sobreposição, o que é arriscado, na verdade EU fico extremamente irritado quando alguem tenta esse tipo de manobra, pois se EU (o piloto a frente) tenho que praticamente deixar o kra passar de graça pois não defendi minha posição e ele se aproveitou disso sem a sobreposição para me passar, saindo de trás de mim e atrasando sua freiada.

Bom, não vou ficar falando que tem gente fazendo isso e aquilo, todos sabemos que tem, cabe a esses pilotos ficarem atentos a essa regra, pois podem deixar alguem chateado ou acabar até mesmo tirando alguem da corrida por conta de não seguir a regra.

Fugindo do assunto, galera MUITO CUIDADO no primeiro cotovelo do evendo do XFG hoje, tentem nas primeiras voltas freiar antes do carro da frente, porque se não como eu digo: "Vai da ####!"

abraço!
« Última modificação: 02 de Março de 2008, 13:17 por Thiago Cardoso » Registrado

Gabriel Sanabria

Ferrari

« Responder #3 : 02 de Março de 2008, 13:24 »

boa iniciativa

a galera tem que lembrar que não é possivel freiar apenas quando a luz de freio do carro da frente acender

na vida real isso até é possivel, mas na LFS isso se torna inviavel pois existe o lag
falo isso porque muita gente usa a luz de freio do carro da frente como referencia para freiar

Cesar Godoy

LX6

« Responder #4 : 02 de Março de 2008, 13:38 »

Pois é, tudo isso que vocês estão falando tem haver totalmente com a minha proposta de discução.

E como o Tiago falou, tem casos que nós sabemos que estamos com a razão e acabamos abrindo para um piloto imprudente passar com o objetivo de evitar um acidente, aí, o cara vê que levou vantagem fazendo isso e torna-se um hábito, não por malandragem, mas sim por ignorância à regra mesmo. É justamente isso que se deve evitar, a formação de tais hábitos "perigosos".
www.alaude.com.br – Livros sobre automobilismo
Leandro Krissak
Visitante
« Responder #5 : 02 de Março de 2008, 14:50 »

Boa César!

Há ainda alguns pormenores. Ex: Se o piloto azul estiver bem atrás do piloto da frente, e simplesmente mergulhar pra cima do piloto na hora da tangencia, mesmo tendo sobreposição nesse momento, está errado. Nesse caso, o piloto da frente teria que perceber esse mergulho e rapidamente ABRIR passagem, oq está errado.

A verdade é que tudo isso acontece em décimos, centésimos de segundo, e na hora vale muito da prudencia, bom senso e a tentativa de evitar os acidentes, assim como o César mesmo falou. Tentar perceber se o outro piloto sabe onde você está. Tentar antever se ele vai fechar a porta, se vai mergulhar, etc.

O momento da sobreposição deve ser antes da curva, no momento da tomada, como bem exposto pelo Cesar, mas para isso, o piloto de trás não pode simplesmente mergulhar e tentar fazer a curva espalhando, ou se apoiando. Ele precisa ter consciencia que terá que fazer a curva numa velocidade que lhe permita usar apenas metade da pista. Retardando muito a freada para conseguir a sobreposição, ele não conseguira executar dessa forma.

Além disso tudo, outros fatores tbem contribuem para a percepção de disputa. Ex: XFG é muito mais possível dividir as curvas, pela característica do carro em relação a um formula qualquer. Fórmulas tem velocidades maiores, são mais frágeis, as rodas ficam expostas e tem o fator aerodinamico de asa. Um XFG é mais lento, tolera mais toques na carroceria, seja lateral ou em freadas, sem danificar o carro nem comprometer a corrida de ambos os pilotos. Os tais "toques de corrida". Além de permitir mais variáveis de traçados. Coisa que com um formula é mais dificil, pois praticamente há um único trilho a seguir.

Enfim, uma bela iniciativa que procura buscar, de maneira mais esclarecida até, conscientizar o pessoal de como proceder nesse momento que na verdade é o mais dificil de uma corrida e dura frações de segundo!

[]´s
Staff de Eventos

Ferrari

Lucas Araújo #1

« Responder #6 : 08 de Dezembro de 2011, 16:49 »

Gosto desse tópico, então, bump.

e como diz aquele comercial ( para meio intendedor meia palavra basta ne)
Guilherme Ribeiro
LX6

98

« Responder #7 : 09 de Dezembro de 2011, 01:53 »

Ótimo tópico. Pra ser honesto, nunca li nada do tipo.

Eu lendo isso há 4 anos ajudaria bastante, mesmo porque minha fama era de não terminar corridas. Nunca tive dificuldade p/ andar rápido ( não que eu fosse um Hugo hahah, andava legal só ), só me faltava cabeça.
Hoje, só ultrapasso de cara se der muito espaço ou estiver muito lento, senão eu procuro esperar e dar o bote na hora certa p/ não fazer cagada. Raramente dá errado, só se o cara defender muito bem, ou se eu não tiver no ritmo dele ( raramente hehe )
Sonicrealms Racing #98
Sonicrealms Racing  -  Forum 

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: